MENU
LOJA ONLINE
  • Como Usar a Argamassa Expansiva Exprol

    Como Usar a Argamassa Expansiva Exprol

    O que é o Exprol Argamassa Expansiva para Demolição

    O Exprol é uma argamassa muito expansiva para demolição, corte de rochas e
    concretos. Age em função da dilatação de seu volume, exercendo nas paredes do furo uma força unitária superior a 800kg/cm², provocando fraturas no material. É um produto altamente ecológico, pois além de não ser explosivo, não produz gases e resíduos nocivos.

    Para que serve

    O campo de ação do EXPROL é praticamente ilimitado, servindo para romper, cortar e demolir rochas, concretos armado em situações onde por razões de segurança ou preservação do meio ambiente, o uso de explosivos não seja possível.

    Onde usar

    Em qualquer formação rochosa, concreto armado, estruturas de tijolos e também para a execução dos seguintes trabalhos:

    • Escavações de fundações
    • Escavações subterrâneas
    • Escavações marítimas, mesmo submarinas
    • Eliminação de blocos de pedra
    • Demolição de pilares, torres e paredes ( de concreto armado ou não)
    • Demolição de fundações 
    • Demolição de quebras-mares
    • Demolição de obras de tijolo ou refratários
    • Escavação ou demolição de formação rochosas ou concreto onde o uso de explosivos demonstra-se anti-econômico e proibido por questões de segurança.
    • Pré-fissuramento de formações rochosas com a criação de blocos isolados que assim, podem ser demolidos com maior facilidade.

     

    Como usar

     

    Toma-se um recipiente com capacidade suficiente, coloca-se a quantidade de água necessária(1,5lt para embalagem inteira de 5kg) e depois, lentamente, adiciona o pó, e sempre sob agitação, fazendo-se a mistura obter uma pasta cremosa e fluida, sem grumos.
    Coloca-se a pasta nos furos já preparados num intervalo de tempo de 5 a 15 minutos. Os furos horizontais devem ser inclinados para que a Argamassa Expansiva Exprol entre com facilidade(em caso de vazamento coloque um pedaço de madeira em forma de joelho para reter o material dentro do furo. Os furos não devem ser tampados e, somente em caso de chuva, devem ser cobertos com um material impermeável. Não deve haver água dentro dos furos; em caso de grande infiltração, ou onde existirem muitas fissuras que não permitam o enchimento correto do furo, aconselha-se a colocar dentro do furo um tubo plástico de PVC e, depois encher este ultimo(encamisar o furo). A distância entre os furos varia e, função do diâmetro dos mesmos(de 320mm a 60mm) e do tipo de material a ser demolido ou cortado. O tempo da reação do Exprol depende da temperatura ambiente e tipo de material.

     

    Quem pode usar

    Todos, em qualquer situação, pois não é perigoso, não provoca lançamento de detritos, não forma gases nem produz qualquer tipo de vibração. Para usar a Argamassa Expansiva Exprol não é necessaria nenhuma permissão ou licença de qualquer orgão governamental ou de meio-ambiente como acontece com explosivos.
    A ação de demolição ou de corte do EXPROL pode ser interrompida a qualquer momento, basta para isso retirar o produto inserido no furo com uma nova perfuração do furo.

    Sugestões para o uso do EXPROL

    A distância entre furos, para rochas e concretos não armados deve ser de 40 a 80cm, variando em função do diâmetro do furo. Para o concreto armado deverá ser de 20 a 30cm.

    Consumo estipulado da Argamassa Expansiva Exprol pó para 1 metro linear de furo:

    Normas de  Segurança para o uso da Argamassa Expansiva Exprol

    Não aproxime o rosto dos furos nas primeiras 2 ou 3 horas, pois existe a possibilidade(remota) de haver expulsão violenta de material, se as condições de uso não forem respeitadas.

    Não coloque o EXPROL, já misturado, em recipientes estreitos ou que tenham a boca mais estreita que o fundo. Não o coloque em recipientes de vidro tipo de garrafas, frascos, etc. Caso o EXPROL entre em contato com os olhos, lave-os imediata e abundantemente com água limpa e procure um médico.

    A Argamassa Expansiva Exprol é um produto alcalino e se PH é aproximadamente 13. 

    Informações técnicas para a avaliação dos resultados

    Com a colocação do EXPROL em um furo será exercida uma pressão na direção ortogonal as paredes do furo(uma pressão "p" uniforme doi determinada experimentalmente em 800kg/cm². O valor de "p" varia sensivelmente com o tempo de reação e com a temperatura). De fatom com temperaturas mais elevadas obtém-se resultados em tempos mais longos, ou resultados mais modestos para um tempo. O valor de 800kg/cm² fixado refere-se a tempos de reação de 20/24 horas com temperaturas próximas a 20°C.
    Com tempos de reação mais longos(o EXPROL continua a agir por muitos dias) pode-se obter valores "p" consideravelmente superiores a 800kg/cm². Quando se faz uma serie de furos ao longo da linha do material que deverá ser demolido ou cortado, haverá tendência a quebrar-se ao longo desta linha, para a região que se deseja cortar.

    No concreto armado deve-se fazer com que o plano de ruptura seja paralelo as armaduras principais. O ideal é que os furos no concreto armado, sejam feitos com 80%
    da peça a ser demolida.

    Fornecemos, a seguir, as resistências a tração aproximadas de alguns tipos de rochas mais comuns e do concreto:

    • granitos 150kg/cm²
    • dolomitas 100kg/cm²
    • gnaiss 180kg/cm²
    • marmores 140kg/cm²
    • arenitos 75kg/cm²
    • calcáreos 120kg/cm²
    • concreto 30kg/cm²

    Sugestões para utilização em concretos

     

    Saiba que possuimos uma Loja Online onde você  pode encontrar  Argamassa Expansiva Exprol Clique Aqui 

    VOLTAR
hover img facebook hover img instagram hover img linkedin hover img twitter hover img flecha select hover img pesquisa hover img prev hover img next